Grêmios Estudantis apresentam propostas para fortalecer direitos da criança e do adolescente

Grêmios Estudantis apresentam propostas para fortalecer direitos da criança e do adolescente

Encontro no CEU Vila Curuçá fortaleceu o protagonismo juvenil e definiu propostas que seguirão para a etapa municipal

Leia mais

Publicado em: 03/06/2026 11h45 | Atualizado em: 03/06/2026direitos criança adolescente 

Leia mais

Estudantes das redes Municipal e Estadual de ensino participaram da Conferência Livre dos Direitos da Criança e do Adolescente, realizada no CEU Vila Curuçá. O encontro reuniu integrantes de Grêmios Estudantis para debater desafios presentes em seus territórios e construir propostas voltadas à garantia e ao fortalecimento dos direitos de crianças e adolescentes. 

Leia mais

As atividades foram organizadas a partir de nove eixos estratégicos do Sistema de Garantia de Direitos da Criança e do Adolescente (SGDCA). Divididos em Grupos de Trabalho (GTs), os estudantes analisaram temas relacionados à participação social, meio ambiente, fortalecimento dos Conselhos Tutelares, protagonismo infantil, deficiência e neurodiversidade, entre outros assuntos. 

Leia mais

Durante os debates, os participantes compartilharam experiências, identificaram demandas de suas comunidades e elaboraram propostas de ação para enfrentar os desafios discutidos. O processo foi conduzido por meio de rodas de conversa e espaços de escuta, incentivando a participação ativa dos jovens nas decisões que impactam seus territórios. 

Leia mais

Na etapa seguinte, representantes eleitos pelos grupos apresentaram as propostas construídas coletivamente durante uma plenária no auditório do CEU. As apresentações permitiram que os estudantes defendessem suas ideias diante dos demais participantes e das autoridades presentes. 

Leia mais

As propostas validadas durante a conferência serão encaminhadas para a Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, contribuindo para ampliar a participação estudantil na construção de políticas públicas e ações voltadas à promoção e à garantia de direitos. 

Leia mais

Grêmios na rede

Leia mais

O Grêmio Estudantil é uma entidade autônoma representativa de todos os estudantes matriculados nas escolas municipais. Ele desempenha um papel crucial na representação dos interesses dos estudantes. Sua função inclui promover a comunicação entre os estudantes, a administração escolar e os professores, além de organizar eventos, atividades e projetos que contribuam para o desenvolvimento da comunidade escolar.

Leia mais

Confira imagens do evento: 

Leia mais

sourceCom informações da Prefeitura de São Paulo

Leia mais

Gostou deste story?

Aproveite para compartilhar clicando no botão acima!

Visite nosso site e veja todos os outros artigos disponíveis!

FZL