Acessar o conteúdo
Close Menu
FZLFZL
  • Brasil
  • Itaquaquecetuba
  • Mundo
  • São Paulo
  • São Paulo – Capital
  • Webstories

Subscribe to Updates

Get the latest creative news from FooBar about art, design and business.

What's Hot

Semana Mundial da Alergia alerta para prevenção e diagnóstico

junho 22, 2026

Câmara Municipal acompanha a entrega de 500 novos ônibus elétricos na cidade

junho 22, 2026

João Fonseca fica com o vice na chave de duplas do ATP 500 de Halle

junho 21, 2026
Facebook X (Twitter) Instagram
Facebook X (Twitter) Instagram
FZLFZL
Whatsapp 11 5198-6737
  • Brasil
  • Itaquaquecetuba
  • Mundo
  • São Paulo
  • São Paulo – Capital
  • Webstories
FZLFZL
Início - São Paulo - Municípios do Médio Tietê receberão R$ 4,29 bilhões para expandir redes de água e esgoto até 2029

Municípios do Médio Tietê receberão R$ 4,29 bilhões para expandir redes de água e esgoto até 2029

RedacaoBy Redacaoabril 29, 2026Nenhum comentário3 Mins Read
Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr Reddit Telegram Email
Share
Facebook Twitter LinkedIn Pinterest Email

Os municípios da região do Médio Tietê, entre eles Botucatu, São Roque, Ibiúna e Tatuí, receberão investimentos de cerca de R$ 4,26 bilhões até 2029 voltados à ampliação dos serviços de saneamento em 31 municípios da região. 

Os recursos serão aplicados na expansão dos sistemas de abastecimento de água e esgotamento sanitário, com a implantação de novas estruturas, como estações de tratamento e elevatórias. Do montante total, mais de R$ 4 bilhões serão investidos entre 2026 e 2029, somando-se aos cerca de R$ 253,2 milhões já executados desde o segundo semestre de 2024 pela Sabesp. Esses investimentos tornaram-se possíveis graças a desestatização realizada pelo Governo de São Paulo em 2024.

Ao todo, o plano contempla:

  • 1.119 km de redes de água
  • 1.568 km de redes de esgoto
  • 476 estações elevatórias de esgoto
  • 33 estações de tratamento de esgoto (ETEs)
  • 13 estações de tratamento de água (ETAs)
  • 10 estações elevatórias de água tratada

As intervenções ampliam a segurança no abastecimento, especialmente em períodos de estiagem, reforçando as etapas de captação, tratamento e distribuição de água. Também contribuem para a redução do risco de contaminação dos mananciais, com a expansão do esgotamento sanitário, elevando os índices de coleta e tratamento e gerando impactos positivos nas condições ambientais e de saúde pública da região.

LEIA TAMBÉM: Município de Tupã, no interior de São Paulo, recebe mais de R$ 4 milhões em obras de esgoto

O avanço também aparece no investimento médio por habitante ao ano, que passou de R$ 79,08 para R$ 445,22 com o novo contrato, ampliando a capacidade de atendimento e acelerando o ritmo das obras.

“Estamos falando de mais de R$ 4 bilhões que começam a ser aplicados já nos próximos meses nos municípios da região, com foco na universalização dos serviços de água e esgoto até 2029. É um marco relevante para o interior de São Paulo e reforça o compromisso da Sabesp com a ampliação do acesso ao saneamento básico”, afirma João Paulo Tavares Papa, head de Relações Governamentais da Sabesp.

Expansão

Os indicadores operacionais já evidenciam o aumento dos serviços. Desde 2024, foram incorporadas mais de 13,2 mil novas economias urbanas e 4,2 mil em áreas informais e rurais à rede de água; mais de 12 mil novas economias urbanas e 3,1 mil em áreas informais e rurais à coleta de esgoto; além de mais de 13,3 mil novas economias atendidas com tratamento de esgoto.

LEIA TAMBÉM: Governo de SP mapeia áreas rurais para levar saneamento a 1,2 milhão de pessoas

A tarifa social também avançou de forma expressiva na região, passando de 5.710 famílias beneficiadas, em junho de 2024, para 33.370 em fevereiro de 2026, ampliando o acesso ao saneamento para a população mais vulnerável.

Entre os 31 municípios contemplados, Ibiúna concentra o maior volume de investimentos previstos para 2026-2029, com R$ 852,7 milhões, totalizando R$ 880 milhões com os recursos já aplicados. Na sequência, destacam-se:

  • São Roque: R$ 646,4 milhões no total
  • Botucatu: R$ 443 milhões
  • Boituva: R$ 268,3 milhões
  • Salto de Pirapora: R$ 238,8 milhões
  • Piedade: R$ 218,7 milhões
  • Tatuí: R$ 217,2 milhões
  • Araçariguama: R$ 180,4 milhões
  • Bofete: R$ 130,3 milhões
  • Porangaba: R$ 118,2 milhões
  • Alumínio: R$ 112,8 milhões
  • Iperó: R$ 113,4 milhões

Completam a lista os municípios de: Agudos, Alambari, Anhembi, Arealva, Areiópolis, Bocaina, Boracéia, Capela do Alto, Cesário Lange, Conchas, Dourado, Laranjal Paulista, Pederneiras, Pereiras, Quadra, São Manuel, Sarapuí, Torre de Pedra e Torrinha.

source
Com informações da Agência São Paulo

Compartilhe isso:

  • Compartilhar no Facebook(abre em nova janela) Facebook
  • Compartilhar no X(abre em nova janela) X

Curtir isso:

Curtir Carregando...

Relacionado

Share. Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr Email
Redacao
  • Website

Related Posts

Projeto usa atividade física para melhorar a qualidade de vida de pessoas com Alzheimer

junho 21, 2026

Novas redes de esgoto na Baixada Santista equivalem a uma viagem de São Paulo a Curitiba

junho 21, 2026

‘Tomávamos banho só à noite, quando tinha água, mas agora acabou a agonia’, comemora morador após a ampliação do reservatório de Mambu-Branco 

junho 21, 2026

Comments are closed.

Semana Mundial da Alergia alerta para prevenção e diagnóstico

junho 22, 2026

Câmara Municipal acompanha a entrega de 500 novos ônibus elétricos na cidade

junho 22, 2026

João Fonseca fica com o vice na chave de duplas do ATP 500 de Halle

junho 21, 2026

Rebeca Andrade volta com ouro no Pan de ginástica artística

junho 21, 2026

Espanha desencanta e vence a 1ª na Copa goleando a Arábia Saudita

junho 21, 2026

Projeto usa atividade física para melhorar a qualidade de vida de pessoas com Alzheimer

junho 21, 2026

Curaçao conquista primeiro ponto nas Copas ao frear o Equador: 0 a 0

junho 21, 2026

Novas redes de esgoto na Baixada Santista equivalem a uma viagem de São Paulo a Curitiba

junho 21, 2026

Maioria dos pacientes que importa remédios canábicos faz musculação

junho 21, 2026

Colômbia vai às urnas neste domingo eleger presidente para 2026-2030

junho 21, 2026
© 2026 FZL - Folha Zona Leste - Todos os direitos reservados! Email - [email protected]
  • Brasil
  • Itaquaquecetuba
  • Mundo
  • São Paulo
  • São Paulo – Capital
  • Webstories

Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.

imunify-bot-check
%d